Compreendendo-a-comunicacao-autismo

Compreendendo a Comunicação Alternativa Aumentativa: Um Guia da Clínica Formare

É importante ressaltar que comunicação não se limita à fala. Gestos, expressões faciais, movimentos, escrita e imagens são todas formas válidas de se comunicar. Na Clínica Formare, entendemos essa diversidade e trabalhamos para oferecer opções de comunicação que atendam às necessidades individuais de cada pessoa.

A CAA é uma ferramenta que vai além da fala e pode auxiliar pessoas com necessidades complexas de comunicação. Ela pode ser útil para indivíduos que não apresentam a fala, assim como nos casos de dificuldade na produção motora dos sons da fala, ou nas dificuldades em estruturar frases simples ou complexas impactando na expressão das suas necessidades. Na Clínica Formare, oferecemos uma variedade de instrumentos de CAA visando oferecer o sistema que mais se adeque as necessidades de cada indivíduo, auxiliando os clientes a atingir êxito na comunicação funcional.

Os sistemas de comunicação podem ser classificados em baixa e alta tecnologia. Os sistemas de baixa tecnologia são acessíveis, baseados em pictogramas, figuras que auxiliam na representação visual do vocabulário. Alguns exemplos incluem o PECS, o Livro PODD, o Flip Book e as Pranchas de Comunicação. Esses recursos são personalizados para atender às necessidades específicas de cada pessoa e são implementados por profissionais qualificados.

Já os sistemas de alta tecnologia são mais avançados geralmente incluem dispositivos eletrônicos, como tablets, com aplicativos de comunicação. Esses aplicativos podem ter recursos de voz auxiliando na expressão da comunicação, assim como dando maior suporte a compreensão na mensagem a ser transmitida.

A escolha do sistema de CAA é baseada nas necessidades individuais de cada pessoa, levando em consideração seu contexto de vida, estilo de aprendizagem e demandas específicas de acesso ao sistema. O objetivo é promover a autonomia, a independência e a qualidade de vida para aqueles que possuem necessidades complexas de comunicação.

Na Clínica Formare, estamos comprometidos em fornecer suporte e orientação para cuidadores que estão navegando pelo mundo da comunicação aumentativa alternativa. Nosso objetivo é capacitar usuários de CAA e suas familias a se comunicarem de maneira eficaz.

Esperamos que este post tenha sido útil e informativo. Para mais informações sobre nossos serviços de CAA, entre em contato conosco.”

Compartilhe este conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Quem escreve:

Marina Trunci

Sócia-Diretora e Psicóloga

Caroline Luiza Coelho

Psicóloga Supervisora da Clínica Formare

Carolina Vicente Bittencourt

Coordenadora de Fonoaudiológia da Clínica Formare

Agende sua visita

Estamos sempre de portas abertas para mostrar as instalações da clínica, basta agendar uma visita ou entrar em contato.
Encontraremos o melhor horário para atender você e sua família.

Formare Talks

Diálogos que transformam, conhecimentos que inspiram.
Disponível em todas as plataformas

Conteudos Relacionados

Autismo em meninas: Por que os sinais passam de...

Quando se fala em Transtorno do Espectro Autista (TEA), a maioria dos estudos, imagens e até exemplos clínicos parecem se concentrar nos meninos. Essa percepção
Leia Mais

Fonoaudiologia e desenvolvimento da fala

“Quando ele disse ‘mamãe’ pela primeira vez, foi como se o tempo parasse. Esperei por aquele momento por anos.” Esse é o relato de muitas
Leia Mais

5 estratégias eficazes para estimular a fala em...

A fala em crianças com TEA pode apresentar desafios específicos, mas com as abordagens corretas, é possível estimular a comunicação de forma eficiente. Para muitas
Leia Mais