A Psicomotricidade é uma abordagem fundamentada em evidências que estuda a relação entre movimento, cognição, emoção e comportamento, reconhecendo o corpo como mediador central no desenvolvimento humano. Diversos estudos em neurociência e análise do comportamento indicam que o movimento intencional está diretamente associado à organização das funções executivas, autorregulação emocional e aprendizagem social.
Na prática clínica, a psicomotricidade utiliza o movimento como ferramenta terapêutica para avaliar, planejar e intervirem habilidades relacionadas à coordenação motora, percepção corporal, planejamento motor, controle postural e interação social. A intervenção ocorre em ambiente estruturado e motivador, por meio de atividades lúdicas e funcionais que estimulam sete fatores psicomotores: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, esquema corporal, organização espaço-temporal, praxia global e praxia fina.
Os planos terapêuticos são individualizados e mensuráveis, considerando as respostas observáveis do cliente durante as sessões. A análise do desempenho motor e comportamental orienta ajustes contínuos na intervenção, promovendo a generalização das habilidades para contextos naturais, como escola, casa e atividades sociais.
Na Clínica Formare, a psicomotricidade é integrada à equipe interdisciplinar e utilizada como estratégia para ampliar repertórios motores, cognitivos e sociais, com foco na funcionalidade, na autonomia e na qualidade de vida, especialmente em crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento, como o TEA, TDAH e disfunções sensoriais.