Quando o tão esperado desenvolvimento vem…
Receber um diagnóstico de autismo, ou qualquer outra condição, traz inúmeras inquietações para uma família, sendo a maior delas o futuro incerto. Questões sobre o desenvolvimento, a capacidade de fazer amigos, inclusão escolar e quem cuidará da criança no futuro surgem constantemente. Além disso, a realidade pode ser desfavorável, marcada por dificuldades de acesso à saúde e educação adequadas, preconceitos e barreiras capacitistas, impactando profundamente a vida de muitas famílias atípicas. No entanto, quando as condições são favoráveis, incluindo intervenções adequadas, apoio escolar e dedicação da família, os progressos podem ser surpreendentes.
João (nome fictício para preservar a identidade da criança) iniciou seu atendimento na Formare em 2018, aos 5 anos. No início da intervenção, João não falava, não brincava e apresentava muitos comportamentos desafiadores, como puxar o cabelo e enfiar o dedo no olho das pessoas, o que dificultava sua aprendizagem e inserção social.
No início dos atendimentos, João raramente se comunicava. No entanto, ele imitava os terapeutas e familiares, seguia instruções simples e associava itens idênticos. A intervenção focou em desenvolver habilidades pré-requisito para a aprendizagem, como prestar atenção ao outro, seguir instruções mais complexas, nomear objetos, fazer pedidos, identificar itens idênticos e semelhantes, além de habilidades de lazer e interação com os pares.